O Salmo 133 é um capítulo da Bíblia, onde Davi o apresenta em forma de poemas para serem cantados em reconhecimento ao poder de Deus. O tema central é a harmonia familiar.
Para que todos pudessem entender o significado e a grandeza da fraternidade e harmonia, o salmista usou dois elementos, de grande valor e bem conhecidos de todos: O Óleo e o Orvalho.
O óleo usado na unção do Sumo sacerdote era extraído das azeitonas que amadureciam no outono. A colheita era feita sacudindo os galhos para que caíssem somente aquelas que estivessem maduras. Depois eram rigorosamente selecionadas, esmagadas e colocadas sobre um cesto para o óleo escorrer livremente, então colocadas em vasilhas de pedra para uma depuração total, extraindo um óleo finíssimo. Este foi o óleo derramado sobre a cabeça de Arão em quantidade suficiente para untar todo seu cabelo, sua barba e suas vestes sacerdotais, significando sua sagração ao serviço santo. Os sacerdotes eram ungidos com óleo como símbolo de benção e missão cumprida.
O Orvalho Hermom também é símbolo de bênção. É muito interessante saber a importância do Hermom para região. O Hermom é um monte majestoso na fronteira ao norte de Israel, que era conhecido pela precipitação do orvalho refrescante que tornava a região muito produtiva, como um milagre que nasce para beneficiar uma localidade castigada pela seca.
Este foi o meio que Davi usou para demonstram a importância da fraternidade entre os homens e enaltecer a importância da união entre o povo de Deus para que possam viver em harmonia. Usou os dois elementos: o óleo e o orvalho, um por sua qualidade e forma de ser obtido e o outro pela sua importância para região. Esses símbolos são usados em sentido figurado para demonstram a importância da fraternidade entre os homens.
______
Ir para a página de Almiro Pinto Sobrinho
Cadeira nº. 12:
Patrono: João de Paula Bueno
Nenhum comentário:
Postar um comentário