domingo, 11 de agosto de 2019

Nota de pesar

Nascimento: 14/11/1956 - Falecimento: 11/08/2019

Membro da Academia Amambaiense de Letras (ACAL), Viviane faleceu neste domingo (11/08), em Amambai, MS às 15h35

O Presidente da ACAL, Rogério Fernandes Lemes, juntamente com seus membros fundadores e correspondentes lamenta a morte da professora Viviane Scalon Fachin, ocorrida neste domingo (11/08), na cidade de Amambai, MS. Membro da Academia Amambaiense de Letras, Viviane tomou posse no dia 26 de setembro de 2018 e ocupava a cadeira de número 9, tendo como Patrona Marlene Vilarinho Albuquerque.

Doutora em História, Mestre em Educação, Graduada em História, Viviane era Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na qual ministrava aulas nos cursos de graduação em História e nos Mestrados Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. Fez pesquisas em Educação e História Social e, entre suas últimas publicações, estão artigos na Revista Arandu/2017, na Revista Internacional de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN/2016, na Revista Eletrônica Política e Trabalho, da Universidade Federal da Paraíba/2016.
Em 1981 ingressou na carreira do magistério iniciando suas atividades, como professora, de História na Escola Estadual Coronel Felipe de Brum; ministrou aulas também nas Escolas Estaduais Dom Aquino Correia, Filinto Müller e Vespasiano Martins, também foi professora nas escolas privadas Terra Mater, CELQ e Fiama.
No ano de 1995 foi indicada para o cargo de Gerente da Unidade Universitária, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Amambai, no qual permanece. Nesse ínterim complementou seus estudos em História, fez Mestrado em Educação pela UFSCar, foi aprovada em concurso público na UEMS e fez Doutorado em História pela UFGD.
Entre suas publicações sobre a História de Mato Grosso do Sul destacam-se as obras “Diálogos entre Dourados e Assunção: Brasil e Paraguai além da Fronteira Guarani” (2012), da qual foi organizadora e conta com um capítulo; “Mato Grosso do Sul: temáticas transversais para o desenvolvimento” (2016), na qual contribuiu com um capítulo, e o artigo “Reordenamento de terras no sul de Mato Grosso do Sul” (2016), publicado na Revista Política e Trabalho da UFPA. Também contribuiu na organização de “África e afro-brasileiros na Educação: apontamentos para discussão em sala de aula” (2013), tem publicação sobre Educação, na obra “Pesquisa e Educação para a formação de professores” (2014) e sobre Reforma Agrária – Brasil e MS em “Dimensões do contemporâneo: uma abordagem integrada” (2017).

PUBLICAÇÕES
Em capítulos dos livros: 
“Mato Grosso do Sul, temáticas transversais para o desenvolvimento”, 2016;
“Dimensões do conhecimento”, 2017;
“Amambai 70 anos de História”, 2018; e,
“Os bandeirantes e a historiografia brasileira”, 2018.

ORGANIZADORA
“Diálogos entre Dourados e Assunção: Brasil e Paraguai além da fronteira guarani”, 2016; e,
“Amambai 70 anos de História”, 2018.

DATA DE NASCIMENTO
14 de novembro de 1956.

DATA DO FALECIMENTO
11 de agosto de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário