sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ACAL é destaque na Noite Nacional da Poesia 2019

Conheça a página do acadêmico. Clique aqui.

ANTIGAS FOTOGRAFIAS DE CAMPO GRANDE  

Antigas fotografias de Campo Grande
Vestem as minhas lembranças.
São partes das vísceras e dos passos 
Dos que, como eu,
Brincaram a infância aqui.

Compõem e definem a Identidade,
O Curriculum Vitae e a herança
Dos que pertenceram, pertencem
E pertencerão às suas ruas.

A Vila Ferroviária encolhida
Com seus paralelepípedos alinhados,
A Afonso Pena robusta e a Mato Grosso
Com suas árvores centenárias gordas.

Os primórdios da 14 de Julho, Calógeras,
13 de Maio, Barão do Rio Branco...
Revestidas de calçadas rudes e carroças
E de casas e lojas que não existem mais.
Os vultos de pessoas e carros antigos 
O crepúsculo abocanhou para sempre.

Os Cines Alhambra, Rialto, Santa Helena...
O tempo insidioso trincou as fotografias
Que tremulam amareladas 
Em minhas mãos parkinsonianas,
Deixando pegadas úmidas em meus olhos.

A ternura envolve meu coração pastoso, 
Enternecido e taquicárdico.
É quase impossível não escorrer 
Gotículas desajeitadas pela minha face.

E quando chega o dia 26 de Agôsto
O melhor que a minha idade permite
É abrir uma janela larga da tarde
Para algum horizonte possível.

Como eu não tenho mais a quem recorrer,
Eu me deleito na saudade e melancolia
Que me invade completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário