sábado, 14 de setembro de 2019

Escritores e poetas da ACAL participam de Roda de Conversa com alunos em Amambai

Clique na imagem para ampliar
Albertino, Hélio Amaral, Rogério, Vicente, Aldair, Jabes, Marcela, Sady e Fabricio.
Amambai (MS), 13 de setembro – Membros da Academia Amambaiense de Letras (ACAL) reuniram-se nesta sexta-feira, das 13h às 15h30, na Escola Estadual Vespasiano Martins para uma Roda de Conversa com convidados muito especiais: amambaienses que saíram de Amambai em busca de conhecimento e profissionalização e que agora retornam para contar, aos adolescentes, suas trajetórias de vida, conquistas e o amor pela cidade que nunca saiu de seus corações.

O historiador e membro fundador da ACAL, Albertino Fachin Dias, ocupante da cadeira nº. 6 cujo patrono é Humberto Puiggari Coutinho, oportunizou o evento através do Projeto “A UEMS vai à Escola”. O primeiro a dar seu depoimento foi o Delegado aposentado da Polícia Federal Helio do Amaral. Em seguida foi a vez de Vicente de Paulo Soares Galceron, membro correspondente da ACAL pelo Estado de São Paulo, cujo patrono é José Galceran Carné.

Também estiveram presentes Clésio Damasceno Ribeiro, fundador e diretor do Jornal A Gazeta de Amambai; os poetas Marcela Giannini, esposa de Sady Bianchin que é membro correspondente da ACAL pelo Estado do Rio de Janeiro, tendo como patrono Alfredo Serejo; Jabes Moreira Brum; o professor Aldair Lucas Carvalho, membro fundador da ACAL ocupante da cadeira nº. 10 cujo patrono é Lourino Jesus de Albuquerque; o Prof. Dr. Fabricio Antonio Deffacci; Rogério Fernandes Lemes membro fundador e o 1º Presidente da ACAL, ocupante da cadeira nº. 1 tendo como patrono o professor Antônio Delgado Martinez; e, Diobelso Teodoro de Souza que é membro fundador da ACAL, ocupante da cadeira nº. 16 cujo patrono é o Coronel Valêncio de Brum.

Ao final da Roda de Conversa, os alunos receberam exemplares de livros dos autores amambaienses e o Presidente da ACAL, Rogério Fernandes Lemes, apresentou a estrutura da Academia, sua Bandeira e insígnias, bem como a função social da entidade literária no fomento à leitura em Amambai, formação de novos leitores e lançamentos de novas obras literárias.

Fotos

Poetisa MArcela Giannini declamando um poema para Amambai.


Convidados para a Roda de Conversa.

Marcela, Rogério e Sady.

Rogério com a dedicatória de seu livro infantil ao Clésio.



3 comentários:

  1. Muito legal! Muito bom o projeto! Foi um momento de grande aprendizado, com trocas de experiências e explanações descontraídas. Parabéns à todos, principalmente aos professores e alunos envolvidos!

    ResponderExcluir
  2. Excelente. Que possamos mais e mais levar saber e cultura construtiva aos jovens estudante de Amambai. Grato pela oportunidade

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Fachin e aos demais membros da ACAL, pela excelente iniciativa em reunir todos os envolvidos nesse projeto literário e cultural. Certamente foi muito proveitoso na troca de experiências e somatória de idéias e sugestões. Dia 10 de outubro terei a alegria em estar lançando oficialmente o meu livro autibiográfico, em minha querida Amambai, com o titulo: Minha vida minha história. Desde já agradeço o apoio e o incentivo do Fachin. E conto com a participação de todos, especialmente ďos apoiadores e incentivadores da cultura em nosso rincão amado. Carlos Alberto Martins Manvailer. Mais conhecido como "Carlinhos" do Havarde.

    ResponderExcluir