Severina Sales Pessoa

Patrona do acadêmico Artton Potiguar (Santo Antônio, RN)

BIOGRAFIA

Severina Sales Pessoa sob o pseudônimo de (Severina Maricota), escritora, rezadeira e benzedeira, segunda filha dos quatorze filhos de Manoel João de Sales e Maria Estefânia de Oliveira, nasceu no dia 30 de dezembro de 1934. Faleceu em 2014.
Natural da Comunidade de Lagoa Redonda, localizada na mesorregião do agreste potiguar do município de Santo Antônio do Salto da Onça/RN, agricultora, dona de casa, artesã com seus trabalhos artísticos de bordados em vagonite e em ponto cruz, pinturas em tecidos.
A mesma era raizeira e conhecedora dos poderes místicos das raízes e das plantas medicinais para chás e alguns medicamentos para cura de alguns tipos de doenças, como também toda sua sabedoria e conhecimentos no poder das ervas medicinais, ela também tinha toda devoção na sua religiosidade ferrenha na fé, nas rezas, nas orações e nas cresças populares e tradicional.
Casou-se e teve apenas uma filha do seu primeiro casamento deixando o esposo e seguindo sozinha, no entanto, foi mãe solteira de dez filhos, avó de trinta e cinco netos, vinte e três bisnetos e um tataraneto.
Criando seus filhos através da forma de sub existência da agricultura e usava outro implemento que era através do seu trabalho artísticos através do artesanato com seus trabalhos de pinturas em tecidos e bordando e da costuras, assim desta forma era implementado e complementado a sua renda para poder sustentar e ajudar nus custeios e sustento de sua família, na alimentação, no calçado e no vestir para os seus filhos, o qual a mesma nunca deixou falta nada para os filhos, nos quais ela criou-os sozinha. Aos 13 de maio de 2014, a mesma veio a óbito em decorrência de acometimento de um AVC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário